“Propósito” e “processo” são duas palavras que conhecemos bem e que, de alguma forma, nos dão um sabor “agridoce”: se, por um lado, queremos conhecer e viver o propósito de Deus para as nossas vidas, também a ideia de passar por um “processo” deixa-nos de pé atrás.
No entanto, o facto é que para vivermos o propósito para a nossa vida sempre teremos que passar por um processo e este pode ser (e é, sem dúvida!), desafiante e, ao mesmo tempo, exigir perseverança da nossa parte.
Como adquirir, então, essa perseverança?
Romanos 5:3-4 NVI diz-nos:
“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.”
“A tribulação produz perseverança”! Incrível pensarmos que nos tornamos mais pacientes, resilientes, e perseverantes à medida que passamos e vencemos as tribulações. Sem dúvida que a vida não se trilha em “modo: desistência” ou até mesmo “modo: deixa andar”. O que nos torna perseverantes é quando aprendemos algo com as tribulações. Os problemas, as circunstâncias menos favoráveis têm que ser uma verdadeira “escola” para nós. É um erro adotarmos uma atitude passiva, de deixar a vida correr e não termos qualquer atitude de empenho nela. Precisamos de aprender sempre algo, ver onde falhámos, não cometer os mesmos erros, perdoar, esquecer o que ficou para trás menos bom e continuar a olhar para Jesus! Encher o nosso coração de gratidão e trazer à memória as vezes que vimos a mão de Deus nos sustentar é também outra maneira de treinar a nossa perseverança.
Assim como na natureza, onde a semente precisa passar pelo processo de germinação, crescimento e frutificação, também nós enfrentamos um processo de amadurecimento espiritual. É nesse processo que somos moldados, transformados e preparados para cumprir a vontade de Deus nas nossas vidas.
Costumo pensar que Deus, na Sua infinita omnisciência e, ao mesmo tempo, imensurável amor por nós, muitas vezes não nos deixa viver tudo o que Ele planeou para nós simplesmente porque nós não estamos prontos! De pensarmos que estamos a estarmos mesmo vai uma grande distância!
O processo é exatamente esse trajeto onde nós suportamos adversidades, aprendemos com as dificuldades e, ainda mais, a confiar em Deus! Quando nós entendemos o propósito, nós não pomos em causa o processo! Pelo contrário, nós compreendemos que ele é necessário para viver tudo o que Ele desenhou para nós. Ao permanecermos fiéis e constantes, descobriremos que a recompensa não está no resultado final, mas na caminhada de crescimento que experimentamos à medida que percorremos o caminho.
Entendemos, muitas vezes, que propósito é um resultado final, uma meta. E, por isso mesmo, muitas pessoas rodeiam este assunto e ficam à espera de descobrir, um dia, o seu propósito. Mas propósito é uma ideia, um plano de Deus sobre nós que se vai cumprindo à medida que a nossa obediência cresce. Propósito é o real motivo por que fomos criados. E propósito cumprimos a cada momento que obedecemos à Sua vontade, abrimos mão dos nossos “quereres” e “achos” e deixamos que Ele seja tudo em nós.
Nesse processo de amadurecimento, crescimento, cada prova pela qual passamos não pode ser desperdiçada: temos que tirar uma lição dela! Os momentos de prova devem ser vividos não em murmuração, mas em adoração. Não entendes? Adora. Custa? Adora! É injusto? Adora. Extrai o melhor de cada situação menos boa. Quando saíres desse deserto, desse momento mais difícil, sairás com mais conhecimento e sabedoria para viver a próxima fase. Quando algo não corre tão bem, não tens que ver como fracasso. Só é fracasso se não aprendeste nada! Todos os momentos devem ser de aprendizagem. Reajusta a rota, vê onde falhaste, que erros não queres voltar a cometer, e segue em frente!
Vê como termina o versículo de Romanos 5:3-4: “…a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.”
A perseverança, a paciência, a disciplina, o foco, a insistência, o não desistir vai dar-te um “carácter aprovado”! Aprovado para quê? Para viveres tudo o que Deus já planeou para ti! O propósito vive-se quando o carácter (através dos ensinamentos e aprendizagens que ganhaste ao longo do processo) está aprovado. E esse carácter vai resultar em esperança! Esperança de viveres em plena obediência e graça de Deus! Um carácter aprovado é um carácter que já foi provado e venceu. Quando aprendes com as tempestades, com os problemas, com as lutas, chegas àquele ponto de dependência de Deus em que a tua esperança, fé e confiança habitam somente Nele! Já não lutas por ti mesmo, mas seguras na mão de Deus a cada deserto.
Por isso, não desanimes, suporta o processo! Deus está a usar cada situação para te moldar e preparar a cumprires todos os Seus planos. Sê paciente, confia, obedece e crê que o processo te levará a florescer muito mais além das tuas expectativas!
“Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” – 1 Cor. 2:9.