(Re)começar!

 

Recomeçar!

Aquela palavra que nos mostra que deixámos, algures e sabe-se lá por quanto tempo, coisas que tínhamos iniciado!

Este blog é só um exemplo! Quantas vezes temos tudo para iniciar, mas parece que nos falta tudo para continuar? Talvez seja questão de carácter, temperamento, ou circunstâncias e crises que atravessamos! O certo é que sempre temos algo na nossa vida que pode ser uma força motriz para avançar, como também temos oportunidade para sermos detidos, por outras tantas infinidades de questões!

Recomeçar é necessário. E possível. Mas recomeçar também nos traz uma mistura de emoções que nem sempre são fáceis de lidar. “Porque parámos?” é a primeira questão que temos que colocar: foi falta de vontade? Procrastinação? Deparámo-nos com dificuldades que não contávamos, um volume de trabalho que aumentou, as responsabilidades que alteraram? Alguma crise ou circunstância difícil fez-nos deter algumas atividades que tínhamos como prioridade?

Quando respondemos a estas perguntas, somos sinceramente confrontados com o estado atual da nossa vida. Será que já podemos encontrar espaço para o que deixámos? Li uma frase no devocional “Café com Deus Pai”: “Ninguém será grande culpando os outros pelo seu fracasso”. Fracassos temos todos! Em todos os momentos da nossa vida! Desde crianças, quando ainda não temos bem consciência do que é um “fracasso”, até jovem e adulto, quando “fracassos” se torna mais comum do que “sucessos”!

Mas viver “sucessos” não é o que frequentemente pensamos. Sucesso não se trata de que tudo nos corra bem, tenhamos um grande salário, ou sejamos sempre bem-sucedidos em tudo o que empreendemos. Sucesso é cumprir a nossa missão, o propósito para o qual nascemos. E cumprir a missão da nossa vida, não vai significar, de todo, que não tenhamos fracassos, problemas, momentos difíceis ou obstáculos. Sucesso é encontrarmos a felicidade enquanto desbravamos terrenos difíceis mas que nos conduzem a algo melhor e maior!

Recomeçar, no dicionário, significa: “começar de novo; refazer depois de interrupção; retomar”. Houve uma interrupção em algo que tinhas iniciado? Não desanimes! É sempre possível retomar. Enquanto simplesmente culparmos os outros ou as circunstâncias por algum fracasso nosso, nunca vamos crescer. Os fracassos trazem sempre uma lição que podemos aprender.

Algo que tenho pensado muito é numa das facetas do “orgulho”: a dificuldade em aprender. Sim, orgulho fala de altivez, soberba e arrogância. Mas uma das coisas em que mostramos ser orgulhosos é quando não estamos dispostos a aprender com os erros. Os nossos e os dos outros! Uma coisa que costumamos ouvir é: “cada um tem que passar pelos seus próprios erros para aprender”. Mas já pensaste como essa frase é um rasgo do orgulho? Porquê viver os mesmos erros, cometer as mesmas falhas que já vimos noutros, ou até na nossa própria vida? Se já vimos que aquele caminho é mau, para quê ir lá ver se connosco é diferente?

Não querermos aprender é uma faceta de orgulho. E recomeçar algo é uma faceta da humildade.

Em 2 Coríntios 8:11 NVI diz:

“Agora, completem a obra, para que a forte disposição de realizá-la seja igualada pelo zelo em concluí-la…”.

Começar algo quase sempre traz uma grande dose de “forte disposição”. Começamos com ideias, com expectativas, com foco. Mas a meio do caminho podemos, por causa de tantas distrações à nossa volta, perder toda essa disposição. Sabes como isso se chama? Auto-sabotagem. Com os nossos próprios pensamentos, permitimos que ideias de desistência e impossibilidade tomem lugar. Sabotamos as nossas próprias ideias e projetos. Não nos permitimos a nós mesmos continuar, progredir, evoluir, concluir a obra que começámos! Por isso, a Bíblia aconselha-nos a que tenhamos “zelo” para continuar e chegar à meta. “Zelo” fala-nos de cuidado, esmero, persistência e constância.

Neste dia deixo-te um conselho: está na hora de fazer o que Paulo ensinou – “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prémio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Fil. 3:13-14).

Esquece-te do que já passou! Avança para o alvo! Ainda há muito para conquistar, muita obra para completar!

“Esqueçam o que se foi;
não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova!
Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem?
Até no deserto vou abrir um caminho
e riachos no ermo. – Isaías 43:18-19.

A Bíblia está cheia de promessas de recomeços! De novas oportunidades. Mas sabes o que é preciso para seguir em frente? Deixar de olhar para trás.

Se tentares correr para a frente olhando para trás, verás como o teu trajeto desvia e as tuas forças são rapidamente esgotadas. Numa corrida, se queremos cruzar a meta, todo o nosso corpo tem que estar inclinado e focado para a frente. Na vida também é assim: não sei o que tens que deixar para trás, mas as coisas novas estão lá à frente.

Não desistas! Recomeça e vai!

3 comments
14 likes
Prev post: Conselhos de Deus para os pais desta geraçãoNext post: Quando tu não duvidas do propósito não pões em causa o processo!

Related posts

Comments

  • Camila

    Fevereiro 13, 2025 at 1:43 pm
    Reply

    Confesso que recomeços por vezes não são fáceis para mim e relembrar o porquê de ter começado é essencial! Esta é uma mensagem muito pontual […] Read MoreConfesso que recomeços por vezes não são fáceis para mim e relembrar o porquê de ter começado é essencial! Esta é uma mensagem muito pontual e edificante para mim, obrigada! (que bom que o blog está de volta) Read Less

    • Ana Raquel
      to Camila

      Fevereiro 13, 2025 at 2:36 pm
      Reply

      Que bom que voltaste a escrever, para edificar os que te rodeiam, a mim e muitos outros ❤️

  • Pedro

    Fevereiro 13, 2025 at 12:55 pm
    Reply

    Amo-te

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre

Olá eu sou a Ana. Bem-vindos ao meu blog. Ler Mais

Últimas Publicações
Popular
Arquivo
ad
Calendário
Março 2025
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31